sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Locais de gravações - Manoel de Oliveira

Boa tarde viajantes! Hoje decidi fazer um especial sobre o realizador Manoel de Oliveira.
-Para saber mais sobre Manoel de Oliveira, clique aqui-
Neste post podem conhecer quatro locais por onde este cineasta passou para gravar os seguintes filmes:
"Viagem ao princípio do mundo"; "Vale Abraão"; "Aniki Bóbó" e por fim, "Dia do desespero".
Visto que a sua origem é o Norte (Porto), não vamos sair do país!

Pegue na máquina fotográfica e comece por Melgaço. É no Lugar do Teso, Castro Laboreiro, que foi rodada a "Viagem ao princípio do mundo". Filme elaborado em 1997, tendo como elenco principal Marcello Mastroianni e o próprio Oliveira.
Foi neste local que se deram diálogos alusivos à infância do realizador interpretados por Mastroianni que havia falecido pouco depois. Pode passar dois dias longe da cidade, aproveitando cada recanto para se enamorar da paisagem.

[Onde ficar? - Casa das Cortes, Rua de S. Bento Barata S.Paio, 4960-423 Melgaço (Mostrar mapa)]



Começando a descer, a nossa meta passa a ser Famalicão. "Casa Museu de Camilo", Rua S.Miguel, S.Miguel de Seide onde foi gravada a história do próprio Camilo Castelo Branco.
-Para saber mais sobre Camilo Castelo Branco, clique aqui-
De seu nome "Dia do desespero" (1992), "baseia-se, fundamentalmente, em algumas das suas cartas. Os textos são, poderemos dizê-lo, o fio condutor da evolução dramática de um homem viril, polémico e romântico que contrastava com o espírito funesto, instável e indignado."
Conta com Diogo Dória, Mário Barroso e Luís Miguel Cintra. O filme foi elaborado num dia de Inverno embora Camilo se tenha matado num dia de Verão, 1 de Junho de 1890, face a este contratempo Oliveira mandou colar folhas falsas na árvore plantada em frente à casa visto que era onde o filho doido do escritor se empoleirava.

[Onde ficar? -Quinta da Ponte do Louro, Rua Padre Domingos Joaquim Pereira, nº1325, Louro, 4760-563 Vila Nova de Famalicão (Mostrar mapa)]



A nossa próxima paragem é a Foz do Douro revivendo a história de Carlinhos e Teresinha, falo obviamente de Aniki Bóbó, provavelmente o filme mais falado de Manoel de Oliveira. Uma jóia do que era a antiga terra nortenha no ano de 1942, com Horácio Silva e Fernanda Matos, pessoas sem instrução cineasta mas que estrelaram no ecrã.
A famosa "Loja das Tentações" é agora a Clínica da Foz, (Rua de Sobreiras, 546, Porto). Continua a sua fachada embelezada com pormenores azuis e azulejo embora já não se encontre a boneca de Teresinha na montra. Não deixe passar despercebida esta parte da história do cinema português!


[Onde ficar? - Pousada do Porto, Estrada Nacional 108, Campanhã, 4300-316 Porto (Mostrar mapa)]



Aproveitando a companhia do Rio Douro, vamos para Vale Abraão, mais precisamente Quinta da Pacheca, (Cambres, 5100-424 Lamego). O filme chama-se, tal como o nome indica, "Vale Abraão" realizado em 1993. Elenco petrificante onde se encontram nomes como Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Ruy de Carvalho e Dalila Carmo. "Se este filme com acentos musicais e de formas profundamente femininas contém em si todas as gradações de um sentimento erótico, isso deve-se, acima de tudo, ao facto de Oliveira permanecer obstinadamente um cineasta lírico.(...)". Perca-se na calma do rio e no cheiro das vinhas que o rodeiam! Aprecie bem este passeio, tornar-se-á memorável.

[Onde ficar? - Quinta do Terreiro, Lalim, 5100 - 550 Lamego (Mostrar mapa)]



E assim vos deixo, com uma nova página revelada. Aproveitem ao máximo o tempo livre, tendo sempre novos rumos!

Fontes:
 http://cinema.sapo.pt/filme/o-dia-do-desespero
 http://www.amordeperdicao.pt/basedados_filmes.asp?filmeid=78
 http://www.rtp.pt/cinemax/?t=Roteiro-dos-lugares-de-Oliveira.rtp&article=73&visual=2&layout=8&tm=54

Sem comentários:

Enviar um comentário